top of page

Projeto Ilumina Vera instala Luminárias Solares da Fotovolt

Atualizado: 27 de abr. de 2021

A pista de caminhada no entorno do Ginásio Municipal foi iluminada por postes solares gerando um grande impacto social no pequeno município do Mato Grosso.



Idealizado pela Prefeitura junto ao Ministério Público do Mato Grosso o Projeto Ilumina Vera teve como objetivo a implantação de uma pista de caminhada ao entorno do Ginásio Municipal totalmente iluminada por energia solar. Fruto de um acordo entre a administração municipal e o MP, a iluminação solar fornecida pela Fotovolt e possui um valor relevante para o município, além do seu impacto social. O lançamento contou com diversas apresentações culturais e serviços para os munícipes que se fizeram presentes.


Foram utilizados 36 postes com as Luminárias Solares Atlas 40 W , com autonomia para até cinco noites em dias nublados, e longa vida útil. A entrega e lançamento ocorreu no dia 19 de Outubro de 2019 em um evento realizado em parceria das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Prefeitura da cidade de Vera no Mato Grosso.

Para a cidade de cerca de 11 mil habitantes foi uma grande conquista, pois a iluminação permite maior aproveitamento da área em torno do Ginásio Municipal Deoclides R. de Freitas, contribui para a segurança da população e ainda vai de encontro a tutela com o meio ambiente por contar 100% com energia solar.


" Essa iluminação pública (...) veio ajudar o município a melhorar as condições de iluminação. São parcerias que vieram em benefício da sociedade(...)" disse o prefeito Moacir Luiz Giacomelli em agradecimento a iniciativa do Ministério Público da cidade.



A utilização de meios alternativos e sustentáveis para obtenção de energia para soluções urbanas é cada vez mais frequente e tende a aumentar consideravelmente nos projetos dos próximos anos. A iluminação pública com luminárias solares garante ainda economia para as contas públicas, pois são de fácil instalação, não necessitam de cabos e mão de obra especializada e ainda são de funcionamento 100% autônomo por energia solar.


As luminárias solares foram instaladas em postes de 5 metros de altura e distribuídas uniformemente ao longo dos 440 metros de pista ao entorno do ginásio, aproveitamento máximo de luminosidade proporcionado pelas luminárias e apreciação geral pelo público que agora conta com uma pista de caminhada a qualquer hora do dia.


O evento aproveitou também para a conscientização da população com os cuidados dos bens públicos, sua utilização em favor de todos e principalmente, sua preservação. "É a população que ganha com isso, porque ela vai ser a fiscal deste recurso que foi destinado a esta obra. Queremos conscientizar a população de que o que é público pertence à sociedade. Gerando este impacto de que eles vão lançar este dia D eles vão cuidar mais desta obra, com certeza e ajudar o Ministério Público na fiscalização”, destacou o promotor Willian Oguido Ogama.


O Projeto Ilumina Vera prevê ainda a iluminação da praça 13 de Maio, onde fica a feira da cidade, prevista para o início do próximo ano.



Este não foi o primeiro projeto de iluminação pública com as nossas luminárias solares, outras iniciativas realizadas em 2018 e 2019 por prefeituras com o fornecimento dos produtos pela Fotovolt incluem passarelas, canteiros de obra, praças e até um cemitério municipal. Nossa linha de produtos atende qualquer situação, permitindo o uso em diferentes aplicações públicas, comerciais e residenciais.




bottom of page