top of page

Primeiro condomínio no Brasil com iluminação 100% solar

Atualizado: 20 de nov. de 2019

Projeto pioneiro no país com 42 postes solares da Fotovolt iluminando todas as ruas do empreendimento.



Projeto pioneiro


Com espírito inovador e preocupação com o meio ambiente o novo empreendimento do litoral de Santa Catarina é o primeiro a utilizar a energia do sol para abastecer todos os postes de iluminação de ruas. Utilizando as luminárias solares da Fotovolt o condomínio substituiu a iluminação tradicional por uma solução totalmente autônoma e auto-sustentável através de energia renovável.


Luminárias Solares no Condomínio Aqualina Lake Club em Santa Catarina

Após meses de estudo e planejamento da viabilidade e custo-benefício da iluminação fotovoltaica, acabou superando em vantagens a iluminação pública tradicional, que requer infraestrutura elétrica, cabeamento, mão de obra e ainda tem o custo mensal com energia da distribuidora. Assim, as 42 luminárias solares integradas foram instaladas atendendo a todos os requisitos e expectativas dos proprietários.


Postes Solares no Condomínio Aqualina Lake Club em Santa Catarina

Ainda em fase de venda dos terrenos, o condomínio busca o melhor em eficiência energética para realizar a primeira obra de iluminação desse tipo no país. As luminárias do tipo All-in-One (que significa "tudo em um") reúne todos os componentes em uma única peça: o painel solar, bateria de lítio, controlador e super LEDs, com potências de 50 W, 60 W e 80 W instaladas de maneira estratégica na entrada principal e nas vias internas, proporcionando uma boa iluminação para o empreendimento.


Postes Solares no Condomínio Aqualina Lake Club

Durante a fase de implantação das luminárias nossa equipe acompanhou de perto e forneceu todo o suporte técnico para garantir o melhor funcionamento das luminárias.

O resultado foi todo condomínio iluminado com o que há de mais avançado em iluminação por energia solar fotovoltaica.

As luminárias


Os modelos indicados para grandes projetos como este, são luminárias com bateria de lítio que possuem grande autonomia para de até 5 noites sem para casos de períodos de menor insolação, como dias nublados ou chuvosos, muito comuns principalmente na região sul do país.

São modelos autônomos que combinam o painel solar na parte superior e os Super Leds na parte inferior, protegidos com IP 65.

O mercado de produtos de energia solar é imenso e é necessário ter um responsável pelo estudo luminotécnico para garantir a escolha do melhor produto de iluminação para cada projeto.



Outras aplicações


As luminárias solares também podem ser utilizadas em residências com modelos de menor potência, substituindo facilmente as lâmpadas tradicionais, sendo ideais para locais isolados que não possuem acesso a rede elétrica.



Localização do empreendimento em Imbituba, Santa Catarina:



Conheça outros projetos da Fotovolt e conteúdo sobre iluminação solar fotovoltaica em nosso Blog. Acesse também nossa loja virtual conta com uma linha completa de produtos de iluminação residencial, rural e urbana.


bottom of page